Sedese e a Utramig oferecem oito cursos de graça

A Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) oferecem oito cursos gratuitos a distância em diversas áreas, cada uma delas exige educação mínima, que vai do ensino fundamental completo ao médio.

A qualificação é para agente de recepção de reservas em Meio de Hospedagem; assistente de logística; assistente de recursos humanos; assistente financeiro; cerimonialista; microempreendedor individual (MEI); auxiliar pedagógico; e introdução à interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Os trabalhadores interessados devem apresentar, no ato da matrícula no SINE, documento com nome completo e CPF e assinar um termo de compromisso com a declaração da escolaridade.

Endereços para a inscrição:

UAI Praça 7 – Avenida Amazonas, 478 – Centro – BH

Sine ALMG – R. Rodrigues Caldas 30 – Santo Agostinho – BH
Horário de atendimento: 8h às 17hs

Relação de cursos, carga horária, pré-requisitos e número de vagas:

Agente de Recepção de Reservas em Meios de Hospedagem ( carga horária: 160 horas/pré-requisitos: Ensino Fundamental II (6º a 9º) Completo/30 vagas).

Apresentação: Atende ao cliente que busca hospedagem, utilizando técnicas e tecnologias de atendimento e de vendas para melhorar a captação de reservas em meios de hospedagem, concretizando a venda.

Assistente de Logística (carga horária: 160 horas/pré-requisitos: ensino médio incompleto/ 30 vagas).

Apresentação: auxilia na aplicação de procedimentos de logística, recebimento, armazenagem, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos. Colabora no controle das operações logísticas na perspectiva da multimodalidade.

Assistente de Recursos Humanos (carga horária: 160 horas/pré-requisito: Ensino Fundamental II (6º a 9º) completo/30 vagas).

Apresentação: Executa rotinas de processos administrativos do setor de RH. Realiza atividades de apoio ao planejamento, execução, avaliação e controle dos processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, avaliação de desempenho, progressão funcional, cargos, salários e benefícios, jornada de trabalho, férias e rescisão de contrato. Prepara, organiza, solicita e emite documentos e processos de acordo com a legislação trabalhista. Organiza informações cadastrais dos funcionários.

Continue lendo após a publicidade

Assistente Financeiro (carga horária: 160 horas/pré-requisito: Ensino Fundamental II (6º a 9º) completo/30 vagas).

Apresentação: Auxilia nas atividades e na operacionalização de produtos financeiros, fluxos de caixa, organização e classificação de documento contábil, emissão de ordens de pagamento e documentos fiscais.

Cerimonialista (carga horária: 160 horas/pré-requisito: Ensino Fundamental II (6º a 9º) completo/30 vagas).

Apresentação: Organiza e produz o cerimonial de eventos e cerimônias públicas e/ou privadas, de acordo com a classificação e tipologia do evento. Aplica as normas protocolares e de etiqueta social, conforme legislação pertinente.

Microempreendedor Individual (MEI) (carga horária: 160 horas/pré-requisito: Ensino Fundamental I (1º a 5º) completo/ 75 vagas).

Apresentação: Empreende e identifica características empreendedoras necessárias ao sucesso de um pequeno negócio. Desenvolve um modelo de negócios. Reconhece a importância da cooperação para fortalecimento dos pequenos negócios. Conhece técnicas de negociação: compra e venda de produtos (mercados, clientes, fornecedores, concorrentes, preço, planejamento/prazos, negociação/ produtos), bem como o devido atendimento que se deve dispensar a clientes.

Auxiliar Pedagógico (carga horária: 200 horas/pré-requisito: Ensino Médio Completo/330 vagas).

Apresentação: Auxilia a elaboração de projetos pedagógicos e planos de cursos. Colabora com a organização didática e metodológica das atividades pedagógicas. Auxilia nos processos de avaliação do ensino e da aprendizagem na educação e na relação pedagógica entre docentes e estudantes. Contribui para o desenvolvimento de ações integradas no âmbito escolar.

Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (carga horária: 160 horas/pré-requisito: Ensino Fundamental II (6º a 9º) completo/30 vagas).

Apresentação: Realiza a interpretação simultânea entre a Língua Brasileira de Sinais e o português e vice-versa, em nível básico, em relacionamentos pessoais, comerciais e de trabalho, bem, como nos diversos serviços de atendimento ao público.