Sabará adia a segunda dose da CoronaVac para idosos de 64 a 67 anos
Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), também está na lista das cidades que devem deixar de usar a segunda dose do CoronaVac.
Idosos entre 64 e 67 anos serão vacinados hoje (3/5) quarta-feira. (5/5), mas a prefeitura cancelou a solicitação, assim que o novo lote chegar à cidade, a solicitação será adiada.
Um total de cerca de 3.548 pessoas mais velhas nesta faixa etária estão esperando para tomar o medicamento. Estado governamental. (3/5) Apenas 40 latas de CoronaVac foram enviadas para a comunidade.
Segundo informações do Ministério da Saúde, a produção e entrega do imunizante produzido pelo Instituto Butantan atrasaram em cerca de 20 dias no cronograma devido à falta de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo).
As matérias-primas são fabricadas na China e importadas pelo governo brasileiro. De acordo com o anúncio da vacina, Sabará recebeu 35.693 doses até agora, incluindo 22.054 doses para a primeira dose e 13.639 doses para a segunda dose. 26.693 vacinas foram utilizadas, incluindo a primeira dose de 18.328 e 8.365.
Nas últimas semanas, pacientes imunizados com Oxford / AstraZeneca / Fiocruz foram enviados para Sabala em grande número.
Observe que a cidade de Sabará garantiu aos idosos que serão vacinados pela segunda vez nesta semana.
“De acordo com a Nota Técnica Nº 457/2021, do Ministério da Saúde, apesar da recomendação para que o intervalo seja de 28 dias entre a aplicação da primeira e da segunda dose, as pessoas já vacinadas não terão prejuízo na imunização, uma vez que não se reduz a eficácia da primeira dose. Informa-se que é improvável que intervalos aumentados entre as doses das vacinas COVID-19 ocasionem a redução na eficácia do esquema vacinal”, diz comunicado. Devido a essa intercorrência, a prefeitura de Sabará criou um canal de comunicação com a população para orientar e sanar as dúvidas referentes à vacinação da COVID-19. O “Tele WhatsApp de Vacinação” funciona 24 horas e o número é (31) 97132-9969.
Via: Estado de Minas