Sabará cria drive-thru para pessoas ter acesso à tradição de Corpus Christi

Devido à pandemia do coronavírus, a cidade de Sabará, na região de Belo Horizonte, decidiu adotar algumas mudanças para manter a tradição do Corpus Christi.

Atualmente, o município, assim como a capital, está na Onda Vermelha do Plano Minas Consciente, do governo de Minas.

Os tradicionais tapetes de serragem com desenhos serão confeccionados na cidade, mas neste ano, o público terá acesso a eles por meio do sistema Drive Thru.

A prefeitura de Sabará informou que a expectativa é de que 300 carros visitem os tapetes na próxima quinta-feira (3).

Ainda segundo o executivo municipal, um enorme tapete, de 80 metros quadrados, será confeccionado com uma arte única.

Além dele, um segundo tapete linear, com 50 metros quadrados, também será montado nas ruas da cidade.

“Esse é um momento de fé bastante aguardado por todos. Apesar da pandemia, remodelamos o projeto para que a cultura seja mantida e, ainda mais, para marcar a nossa certeza de que venceremos esse período de tantas perdas e tristeza, com devoção”, explicou o secretário municipal de Cultura de Sabará, André Alves.  

A visitação será feita de forma gratuita, de 8h às 17h, na rua Dom Pedro II, no Centro Histórico da cidade.

Sem celebrações

Em função da pandemia de coronavírus, não haverá missas presenciais em Sabará neste ano. No entanto, uma procissão motorizada, organizada pela Matriz Nossa Senhora da Conceição, vai percorrerá as ruas e largos. Às 16 horas, no local onde estarão os tapetes, os párocos da cidade farão uma bênção de fé.

Tradição

Em Sabará, a confecção de tapetes de serragem no feriado de Corpus Christi se arrasta por mais de 200 anos. Moradores da cidade, voluntários, passam a madrugada montando os tapetes que enfeitam a cidade. Em 2020, por conta da pandemia, um único tapete foi confeccionado na Praça Santa Rita, no Centro Histórico

Belo Horizonte

Na capital e em outras cidades da região metropolitana, a programação de celebração de Corpus Christi contará com celebrações mais restritas, devido a pandemia de coronavírus. Na quinta-feira (3), às 10h30, o arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo, recebe peregrinos na Catedral Cristo Rei, na região Norte de Belo Horizonte. 

Para participar da celebração o interessado precisa agendar por meio do telefone (31) 3269-3100 ou ainda pelo WhatsApp, no número (31) 98979-3100. A utilização de máscara será obrigatória e, no local, todos os presentes vão passar por aferição de temperatura. Álcool em gel também será disponibilizado aos fiéis presentes.

De acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, a capacidade máxima é de um terço da lotação na catedral e em todas as paróquias que realizarão celebrações.

Via; O Tempo