SAÚDE: UBS MORRO DA CRUZ É ENTREGUE TODA REFORMADA À POPULAÇÃO

A Prefeitura de Sabará entregou, na manhã desta quinta-feira (6/10), as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde “Paulo Carneiro” (UBS), no Bairro Morro da Cruz.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, diversos serviços foram executados na UBS como ampliação do refeitório e da farmácia, construção de um sanitário com acessibilidade, acesso independente para a sala de vacina, revisão geral do telhado, colocação de cobertura e de piso industrial no espaço de espera externo, colocação de piso industrial na rampa, revisão das instalações elétricas e das instalações hidrossanitárias, pintura das partes interna e externa, padronização da recepção com a colocação de bancadas de granito, anteparo de vidro e revestimento, restauração do portão da garagem e instalação de painel de comunicação visual e placas de identificação.

Todas as intervenções realizadas visam melhorar as condições de trabalho dos profissionais que atuam na unidade, bem como oferecer aos usuários um atendimento de qualidade em um espaço mais adequado e humanizado.

Localizada na Rua Santa Cruz, s/nº, no Bairro Morro da Cruz, a UBS conta com três consultórios médicos, farmácia, salas de agentes comunitários de saúde, sala de curativo,  sala de vacina, inclusive com vacinação contra a Covid-19, recepção, espaço de espera externo, refeitório, depósito de material de limpeza e sanitários para os usuários e funcionários.

Em breve, as unidades do Bairro Nossa Senhora de Fátima e do Km 14 também serão entregues à comunidade sabarense, e outras passarão por intervenções que garantirão uma melhor qualidade de vida para a população do município.

Estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Sabará, Wander Borges, o vice-prefeito, Lucas Silva, vereadores, autoridades municipais, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marco Antônio Xavier, familiares do Sr. Paulo Carneiro e a comunidade local. 

Paulo Carneiro

Paulo Rodrigues Carneiro nasceu em 22 de abril de 1907, em Roças Novas. Aos 23 anos, casou-se com Joana Geralda de Jesus, em Macaúbas, constituiu família e veio para Sabará. Foi um dos primeiros moradores da cidade e, aqui, permaneceu até a sua morte, em 20 de outubro de 1987. 

Teve seis filhos, três homens e três mulheres, José Geraldo, Darcy, Maria da Piedade, Adair, Vicentina e Maria das Mercês, sendo que os quatro filhos mais novos nasceram em Sabará. Além dos filhos, tinha afilhados por todo canto. 

Bombeiro hidráulico, trabalhou por 42 anos na Prefeitura de Sabará, época em que a cidade era abastecida, abrindo a água que vinha da cabeça de boi.