Minas recebe 542.550 novas doses de vacinas contra covid-19
A maior campanha de vacinação da história mineira foi realizada com a chegada do nono lote de vacinas contra a covid-19 que chegou neste sábado (20/03). AstraZeneca teve 86.750 doses e CoronaVac teve 455.800 doses, para um total de 542.550 doses. A entrada pousou no Aeroporto Internacional de Confins às 12h25.
A vacina é então enviada para a central da rede de frio da Secretaria de Saúde dos Estados Unidos (SES-MG), onde é armazenada em condições ideais de temperatura até ser distribuída para 28 unidades regionais de saúde (URS) do estado. A data de envio ao URS ainda não foi divulgada.
Nesta remessa, a orientação do Programa Nacional de Imunização (PNI) é de que todos os imunizantes sejam utilizados como dose 1, ampliando, assim, o quantitativo da população vacinada. A expectativa, com esta leva, é de vacinar cerca de 490 mil pessoas.
“Diferentemente do que ocorreu nas remessas anteriores, a dose 2 da CoronaVac não ficará armazenada na Unidade Regional de Saúde. Desta vez, os municípios receberão toda a carga para aplicação imediata”, explica a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Janaína Almeida.
Segundo a diretora, a alteração na distribuição foi orientada pelo Ministério da Saúde. Em função disso, os quantitativos para as Unidades Regionais de Saúde serão recalculados para atender os novos públicos.
Públicos prioritários
O Ministério da Saúde elencou entre os grupos prioritários desta nona etapa comunidades quilombolas, trabalhadores da Saúde e ampliou o total de idosos, abarcando pessoas entre 70 e 74 anos. Os imunizantes da AstraZeneca devem ser suficientes para atender 63% da população quilombola.
Já com a CoronaVac serão atendidos 65% dos idosos entre 70 e 74 anos e mais 3,7% dos trabalhadores da Saúde. A orientação do Estado é para que as prefeituras sigam as recomendações do Programa Nacional de Imunização (PNI) e apliquem as doses conforme público-alvo e respectivos quantitativos.